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Rotina, lazer e máscaras de oxigênio


Muito provavelmente você já ouviu a frase “Em caso de emergência, máscaras de oxigênio irão cair à sua frente. Primeiro coloque sua máscara, depois ajude os acompanhantes”. Por que essa instrução é tão importante?


Se você não conseguir respirar, não consegue ajudar ninguém. Essa analogia também faz sentido quando pensamos em grandes mudanças que podem transformar nossas vidas e o planeta. Olhamos antes de tudo para nós mesmos, depois ajudamos os outros. Ao falarmos de saúde mental esse pensamento também se aplica perfeitamente.


Pequenas ações diárias de autocuidado e promoção do bem estar individual parecem insignificantes, muitas vezes são vistas como uma bobagem, mas não são. Uma pessoa saudável, disposta, feliz, é muito mais participativa e colaborativa com o bem estar do próximo, do ambiente e da sua comunidade. Então, antes de qualquer grande ação coletiva, ações generosas com nós mesmos são imprescindíveis.

Imagem de Freepic


Na vida real essas “máscaras de oxigênio” para situações de emergência não caem do alto, mas, sim, são desenvolvidas e cultivadas a partir de alguns hábitos saudáveis que influenciam diretamente o nosso comportamento, a nossa saúde. Ações diárias como ter uma boa alimentação, um sono de qualidade e manter a higiene, são essenciais. Momentos de distração e descanso - como a prática de atividades físicas, ouvir música, estar em contato com a natureza, conversar com quem nos acolhe - também são práticas de autocuidado que alteram nosso humor e influenciam nossos pensamentos, e são pequenas atitudes tão fundamentais para o bem estar e o equilíbrio mental quanto às outras ações diárias.


Apesar de não existir um instrumento automático para estar sempre com a saúde mental em dia, a regularidade nas ações diárias de saúde colaboram com o equilíbrio mental, exercitam os músculos da resiliência e nos fazem bem. Manter-se sempre saudável nem sempre é fácil, mas colocando o esforço intencional nisso, conseguimos encontrar as nossas máscaras de oxigênio.


O que você está fazendo para seu autocuidado?